5 motivos para optar por um plano de treino personalizado

Alcançar os objetivos fitness requer a elaboração de um plano de treino eficaz, capaz de orientar para metas específicas, prevenir a estagnação e otimizar os resultados. Esta abordagem promove um treino mais eficiente e sustentável ao longo do tempo. Ao comprometer-se com um plano e com o devido acompanhamento, está a investir não só na transformação física, mas também na construção de hábitos saudáveis a longo prazo.

Quer iniciar um plano de treino, mas não sabe por onde começar? Neste artigo, fornecemos orientações práticas para que possa iniciar o ano a maximizar resultados e com o acompanhamento certo, com um plano de treino personalizado.

 

1. Definição de objetivos claros e realistas

Antes de começar qualquer plano de treino, é fundamental definir metas claras. Seja perda de peso, ganho de massa muscular ou melhoria da resistência cardiovascular, a definição de objetivos específicos irá orientar toda a estrutura do programa de treino. Por exemplo, se o propósito for perda de peso, estabelecer metas realistas, como uma redução de 1kg por mês, pode proporcionar uma abordagem mais tangível.

Além disso, definir prazos pode ser uma estratégia eficaz para uma jornada de transformação pessoal bem-sucedida. Estabelecer objetivos específicos, como perder 10kg em seis meses ou correr a Meia Maratona em menos de 1:30h, não só representam conquistas concretas, como também criam um sentido de urgência, promovendo a disciplina e a dedicação. Não se esqueça que estes objetivos devem ser tanto claros como realistas, pelo que se deve aconselhar com um profissional especializado e que melhor o irá orientar não só na definição dos objetivos como no estabelecimento de uma data para atingi-los, com base nos seus hábitos de treino e rotinas.
 

2. Realização de avaliação física

Uma avaliação física é crucial para compreender a condição atual do corpo. Com a ajuda de profissionais qualificados, como personal trainers, é possível identificar áreas a focar e adaptar o plano de treino de acordo com as necessidades individuais.

Efetuar uma avaliação detalhada, considerando fatores como histórico médico, níveis de aptidão e preferências individuais, permitirá a criação de um plano personalizado. Essa abordagem individualizada não só permite a otimização dos resultados, como também promove segurança durante o treino, garantindo que cada indivíduo alcance os seus objetivos de forma sustentável. 

 

3. Definição da frequência e duração dos treinos

Decidir a frequência e duração dos treinos é fundamental para atingir os objetivos desejados. Treinar uma vez por semana é melhor do que não treinar nenhuma vez. No entanto, duas vezes por semana é o mínimo aconselhável para treino de força e, se for aliado a uma atividade cardiovascular, resulta muito melhor (por exemplo: correr, pedalar, caminhar).

Três vezes por semana é considerado o ideal, conforme recomendado pela Organização Mundial de Saúde para atingir os 150 minutos semanais de treino (saiba mais aqui). Para quem já está num nível mais avançado, quatro vezes por semana permite trabalhar de forma mais direcionada o desenvolvimento muscular. No entanto, é essencial ter em mente que ultrapassar este número pode levar ao overtraining, tornando-se potencialmente mais prejudicial do que benéfico (descubra mais sobre a importância do descanso aqui). 

A frequência de treino varia de pessoa para pessoa e é ditada de acordo com os objetivos e metas anteriormente definidos e também de acordo com a sua disponibilidade e rotina diária. Com a ajuda de um profissional da área, esta definição e planeamento de treinos será mais eficiente na medida em que permite planear o treino de forma mais específica para diferentes zonas do corpo, maximizando os resultados. 

 

4. Escolha de carga ideal para cada exercício

Já lhe aconteceu de não saber qual a carga mais indicada para cada exercício? Nós percebemos. Defini-la pode ser desafiante, especialmente para iniciantes. Neste caso, a experiência do profissional é essencial para o aconselhar. 

Também é igualmente importante perceber quando estiver na altura de aumentar a carga. Com um personal trainer, garantirá sempre uma evolução gradual, sustentável e que respeite os limites do seu corpo ao mesmo tempo que o fará sair da zona de conforto. Afinal, cada caso é um caso!

 

5. Controlo da progressão do plano de treino

À medida que se vai progredindo no treino, e com a supervisão do profissional que lhe prescreveu o plano de treino personalizado, é possível que este plano possa sofrer ajustes. Adaptar a intensidade, o volume e a complexidade dos exercícios à medida que o praticante evolui é essencial. Por exemplo, para aqueles que já dominam exercícios básicos, introduzir variações mais desafiantes pode impulsionar o progresso e manter o entusiasmo.

E como saber por quanto tempo manter o plano? A resposta é simples: os planos são bons enquanto proporcionam resultados. Quem o acompanha, sentirá que está a estagnar e que estará na altura de criar estímulos diferentes aos músculos, adicionando novos exercícios e desafios. Mais uma vez, tudo isto focado naqueles que são os seus objetivos. 
 

Preparado para um acompanhamento personalizado que leve a sua performance ao próximo nível?

Resumidamente, para um plano de treino eficaz é essencial ter objetivos claros e adaptar os exercícios com profissionais especializados. Escolher pesos adequados, variar os treinos e ajustar a frequência do treino, com base na orientação de profissionais competentes na área, é a chave para evitar a estagnação. Precisa de ajuda para criar o plano de treino ideal? Junte-se a nós e conte com a orientação especializada dos nossos profissionais.

Voltar Artigo Seguinte Artigo Anterior