Cycling: 4 vantagens da paixão pelo movimento!

A modalidade de Cycling é mais do que uma forma de pedalar - é uma paixão que oferece inúmeros benefícios para a saúde e bem-estar! Esta modalidade, também conhecida como indoor cycling, desafia os limites da resistência e traz benefícios que vão desde o impacto físico até à saúde mental. 

Neste artigo, exploramos por que o Cycling é muito mais do que uma atividade física e como se pode tornar um estilo de vida, capaz de transformar o seu corpo e a sua mente:

 

1. Melhora a saúde cardiovascular

Acredite, o seu coração vai bater mais rápido, mas também de forma mais saudável! O Cycling é uma forma altamente eficaz de exercício cardiovascular, que trabalha o coração, pulmões e os vasos sanguíneos. Pedalar regularmente pode aumentar a capacidade aeróbica, reduzir a pressão arterial e melhorar os níveis de colesterol, reduzindo também o risco inerente de doenças cardiovasculares.

O Cycling também é considerado uma atividade de baixo impacto. O que isto significa? Que é gentil com as articulações, tornando-o adequado para uma ampla variedade de pessoas, independentemente da idade ou condição física.

 

2. Queima de calorias e perda de peso

Quer uma forma eficaz de perder calorias? Pedalar é a solução! Uma sessão de Cycling intensa pode queimar várias calorias, ajudando a criar um déficit calórico necessário para a perda de peso. 

Esta modalidade envolve também muitos grupos musculares, incluindo as pernas, glúteos, core e braços, o que ajuda a tonificar e fortalecer o corpo como um todo.

 

4. Fortalecimento muscular e resistência

Como vimos, e ao contrário do que muitos pensam, pedalar envolve também os músculos estabilizadores do core, dos braços e ombros, especialmente quando pedalamos de pé. À medida que aumenta a intensidade do treino, os seus músculos ficam fortalecidos, aumentando a sua resistência muscular. Isto permite que pedale por mais tempo e com mais eficiência. 

 

5. Redução do stress e melhoria do humor

A este ponto deve estar a questionar-se de que forma é que o Cycling pode melhorar a sua saúde mental. É simples: o exercício liberta endorfinas, os neurotransmissores responsáveis pela sensação de felicidade e bem-estar. Após uma sessão de Cycling, é muito provável que se sinta com mais energia, positivo e pronto para enfrentar qualquer desafio do dia. 

Para além disso, sendo uma aula de grupo, é também uma ótima oportunidade para socializar e procurar criar novas ligações com pessoas que tenham objetivos semelhantes aos seus, o que dará um boost na sua motivação (saiba mais aqui). 

 

Mais do que uma modalidade, pode mesmo tornar-se o seu novo estilo de vida dentro e fora do ginásio. 

O facto de uma só modalidade como o Cycling trazer inúmeras vantagens, por si só já é um excelente motivo para experimentar. Benefícios desde a saúde física e mental, a melhoria da saúde cardiovascular, perda de peso e até a redução do stress podem começar a fazer a diferença nos seus dias. Ao adotar o Cycling como parte da sua rotina de exercícios, não estará apenas a fortalecer o seu corpo, mas também a sua mente. Por isso, suba para a bicicleta e embarque nesta jornada rumo a uma vida mais saudável e feliz. No Physical temos os melhores equipamentos para que tenha uma experiência de treino inesquecível! Contacte-nos para mais informações e comece já hoje!

Voltar Artigo Seguinte Artigo Anterior