Meditação: Qual a sua importância e os seus benefícios?

Já ouviu falar de meditação? Esta é uma prática de concentração que surgiu no oriente, mas que atualmente é praticada em todos os cantos do mundo. Sabe qual é a sua importância e que benefícios pode trazer para a sua vida? Então continue a ler este artigo. A meditação é um exercício ainda pouco praticado no ocidente porque, ao contrário do oriente os ocidentais são mais racionais e é difícil encontrarem um equilíbrio entre o racional e o intuitivo. Estamos tão focados na nossa rotina diária, no stress do trabalho e na agitação diária que nos esquecemos de parar e tirar tempo para aliar o nosso corpo com a nossa mente. Não é por acaso que as doenças mentais afetam cada vez mais pessoas, com o nosso estilo de vida atarefado e competitivo esquecemo-nos de dar atenção ao nosso lado mais espiritual e ao autoconhecimento.  

É uma pessoa ansiosa, stressada, agitada e está sempre de mau humor? A meditação é a técnica que o vai ajudar. Experimente tirar 5 minutos do seu dia e da sua rotina para meditar e para observar a sua respiração. Durante este exercício vai interligar o seu corpo com a sua mente, aliviar o stress, procurar o autoconhecimento e encontrar uma tranquilidade e um equilíbrio que falta no seu dia. Este exercício pode ser feito em qualquer lugar silencioso e a qualquer hora do dia, desde que a sua postura esteja correta.  

Cada vez mais fala-se das vantagens e dos benefícios da meditação, e esta é uma prática que está em crescimento na zona ocidental. A redução do stress e da ansiedade, a diminuição das insônias e das depressões, o aumento da autoestima e do bem-estar são algumas das vantagens desta técnica oriental. É também uma grande aliada no fortalecimento do sistema nervoso, incentiva a concentração e a criatividade, o que significa um melhor desempenho no ambiente de trabalho, mais dedicação às tarefas e uma maior produtividade.

Quando meditamos a nossa respiração melhora e ao controlá-la vamos atingir o nosso estado desejado. Na meditação é essencial que a respiração seja lenta e aproveitar cada momento ao máximo, assim, habituamo-nos ao nosso estado natural, de calma e relaxamento. Associado à meditação está também o estado de plenitude, e isto acontece quando deixamos para trás todas as dúvidas, medos, negatividade e deixamos a sensação de bem-estar tomar conta de nós.  

Numa altura em que a depressão e as doenças mentais afetam cada vez mais a população portuguesa, esta é uma ferramenta aconselhada por profissionais com o intuito de relaxar e comunicar com a sua fonte espiritual, pois é lá que se encontram os seus estados de consciência. No entanto é preciso perceber que isto não acontece da noite para o dia e que para atingir um estado de relaxamento mental é preciso perseverança. A meditação exige uma prática diária, comece com 5 minutos do seu dia, é pouco mas é um começo, e gradualmente vai conseguir chegar ao seu objetivo de bem-estar e tranquilidade.

Onde pode praticar estes exercícios? Em casa, no trabalho, em qualquer lugar. Só precisa de um lugar calmo, silencioso, colocar o ambiente a meia luz, manter uma postura correta e utilizar uma roupa confortável. Escolha um horário em que não seja interrompido, este é o seu momento e tem de tirar proveito dele. De manhã é o momento ideal porque irá influenciar os seus pensamentos, o seu humor e a sua atitude para o resto do dia. Foque-se na sua respiração, e se surgirem pensamentos ignore-os, este é o seu momento.

No geral, a meditação não se cinge por muitas regras, cada um pratica de forma que se sente mais confortável, deixe os seus pensamentos fluírem, concentre-se na respiração e observe a forma como o ar sai e entra nos pulmões. Ouça músicas suaves, elas podem ajudar no relaxamento.

Esta é uma prática acessível a todos, não precisa de comprar nenhum equipamento, nem dedicar muitas horas do seu dia. É incrível como apenas 15 minutos de manhã podem mudar o seu dia e até a sua semana.

Voltar Artigo Seguinte Artigo Anterior