Fitness: os mitos e as verdades que ninguém lhe conta!

Certamente, já procurou um plano de treino e alimentação que prometiam transformar o seu corpo de forma fácil, num curto espaço de tempo. 

No mundo do fitness, existem diversos métodos que afirmam ser a chave para alcançar de forma rápida todos os seus objetivos. Mas cuidado! Nem toda a informação disponível é correta e pode induzir em erro, até os mais experientes e amantes de exercício! 

Neste artigo exploramos alguns mitos sobre o fitness, de forma a ajudá-lo a escolher a melhor forma de começar a sua jornada, de maneira saudável e responsável, sem desculpas! 

 

Mito 1: “Se tem barriga, deve apostar nas séries de abdominais!”
Já perdeu horas em exercícios abdominais para tentar ficar com a área abdominal definida? Nós sabemos como é! No entanto, antes de definir qualquer músculo, é fundamental remover o excesso de massa gorda à sua volta. A verdade é que, se se focar em exercícios para a zona abdominal, estará a ajudar a fortalecer o músculo, mas a massa gorda continuará presente (saiba mais aqui).

Um estudo realizado por médicos e personal trainers, seguiu 24 pessoas sem hábitos de treino. Durante o acompanhamento, cada um fez exercícios abdominais 5 dias por semana, durante 6 semanas. Por si só, o treino abdominal não resultou em perda de gordura, apenas aumentou a sua resistência muscular.

Mas não se esqueça, o que conta não é só o exercício! Um dos fatores mais importantes na perda de peso é a alimentação. A verdadeira chave do sucesso está em encontrar o equilíbrio certo entre uma rotina de treinos eficaz e um plano alimentar adaptado a si! Uma boa alimentação, com base num défice calórico é o início de um final feliz. 

É importante ingerir menos calorias do que aquelas “exigidas” pelo seu corpo. Isto significa que o corpo irá procurar outras fontes de energia para funcionar corretamente, como a gordura armazenada (saiba mais aqui).

Não sabe como começar? Está no sítio certo! No Physical temos nutricionistas qualificados, com o melhor acompanhamento para atingir todos os seus objetivos! Fale connosco! 

 

Mito 2: “Quero perder peso, mas só numa zona localizada!”
Admita: perder gordura localizada também já fez parte dos seus sonhos. Mas a verdade é que não existe uma fórmula mágica para a perda de gordura. Ao trabalhar apenas um grupo muscular, estará a reforçar o músculo e não a perder massa gorda (saiba mais aqui).

A perda de massa gorda é um processo demorado que pode envolver outros fatores, tais como hormonas ou genética. E não se esqueça, cada caso é um caso! 

A melhor opção é manter uma alimentação saudável com o aconselhamento de um nutricionista qualificado, ao mesmo tempo que conjuga com um plano de treino personalizado. Desta forma, os resultados vão começar a aparecer, incluindo naquelas zonas que mais anseia, perdurando por mais tempo.

 

Mito 3: “Mais cardio, maior perda de massa gorda!”
Chega de perder tempo! Se o seu objetivo é perder massa gorda, mas passa a maior parte do seu tempo na passadeira, provavelmente não é a escolha mais acertada. O cardio isolado não representa perda de gordura. 

A melhor forma de perder massa gorda é através da combinação de treinos cardiovasculares e treinos de força. A musculação traz grandes benefícios para quem quer emagrecer, pois permite-lhe aumentar o reforço muscular e quanto mais desenvolvidos estiverem os músculos, maior a quantidade de calorias gastas.  De acordo com Richard Weil, autor do artigo Quão rápido é o seu metabolismo?”, o nosso metabolismo queima cerca de 50 a 80 calorias por hora, ou seja, cerca de 1200 a 1900 por dia! A maior parte das calorias que perdemos durante o dia são resultado do nosso metabolismo basal, pelo que é fundamental perceber o papel que o seu metabolismo desempenha na perda de peso e como pode influenciar a sua jornada! 

Desafie-se e fale com um profissional! Faça um plano de treino ajustado aos seus objetivos e necessidades (saiba mais aqui).

 

Mito 4: “Para obter mais resultados nos treinos de musculação, tenho que aumentar sempre a carga!
Quantas vezes já se olhou ao espelho depois de um treino à procura de mudanças imediatas? Na musculação, resultados rápidos estão associados a cargas elevadas. No entanto, cada pessoa é diferente. Em algumas situações, aumentar a carga apenas dificulta a postura durante o exercício e a sua execução, o que não é o pretendido. Menos repetições com maior carga proporciona o aumento da massa muscular, enquanto mais repetições com menos carga proporciona o aumento da resistência física e muscular. Mais carga, menos repetições ou menos carga, mais repetições? É importante saber qual o treino apropriado aos seus objetivos! Não sabe qual é o melhor para si? Está na altura de se informar! Descubra-o através de um plano de treino personalizado no Physical!

 

Ter tudo isto em consideração só faz sentido se se lembrar que cada pessoa é diferente, cada corpo tem os seus traços, o que resulta numa diferente adaptação a diferentes tipos de treino e planos alimentares.

Ouça o seu corpo em cada passo! Nunca se esqueça que, acima de qualquer transformação radical, aceitar o seu corpo é a primeira etapa! Existem certos aspetos que são naturais e intrínsecos ao corpo humano, seja por variações de peso, hormonais, ou até da própria genética. O truque para uma transformação de sucesso é deixar de lado comparações e focar-se na sua própria jornada, manter o foco e a consistência! Elimine por completo as expressões “desisto” ou “não consigo”. Cada jornada tem o seu tempo. Percorra a sua, sem drama!

No Physical temos serviços de Personal Trainer e nutrição, que o podem ajudar a iniciar esta jornada de forma mais segura e consistente. 

O importante é começar! Entre já em contacto connosco e marque a sua primeira avaliação física gratuita!

Voltar Artigo Seguinte Artigo Anterior