Exercícios de mobilidade: por que os devemos praticar?

No mundo do fitness é comum concentrarmo-nos em ganhar músculo, perder peso e até em melhorar a nossa resistência. No entanto, existe um aspeto muitas vezes negligenciado mas que pode fazer toda a diferença na nossa saúde e no nosso desempenho: a mobilidade. Existem vários motivos para incluirmos os exercícios de mobilidade nos nossos treinos e que, muitas vezes, passam despercebidos. 

Por essa razão, neste artigo exploramos a importância dos exercícios de mobilidade e por que motivos os devemos praticar em benefício da nossa saúde! Preparado? Tome nota!
 

1. Prevenção de lesões

Certamente que conhece o ditado “mais vale prevenir do que remediar”, correto? No fitness, não é diferente e a prevenção é fundamental. Os exercícios de mobilidade desempenham um papel crucial na prevenção de lesões musculares e articulares. Ao melhorar aspetos como a flexibilidade, estabilidade e controlo das articulações, reduzimos significativamente o risco de lesões durante atividades físicas - ou até mesmo nas tarefas diárias!

Para além disso, os exercícios de mobilidade ajudam a distribuir a carga de um movimento de maneira mais uniforme, reduzindo a pressão sobre áreas específicas do corpo que podem estar sujeitas a lesões.

2. Melhoria do desempenho

Mais do que prevenir lesões, é também sobre melhorar significativamente o nosso desempenho físico! Quando as nossas articulações têm uma amplitude total de movimento, executamos exercícios com mais eficiência e técnica aprimorada. E o que é que isto significa? Mais ganhos musculares, maior resistência e melhores resultados! Afinal, não é isso que todos procuramos? 

É importante referir que alguns exercícios de mobilidade específicos podem ajudar a melhorar a coordenação neuromuscular, permitindo que os músculos trabalhem juntos de uma forma mais eficaz. Isso não só melhora o desempenho durante o treino, mas também leva a movimentos mais eficientes e poderosos! 

3. Facilitação das atividades diárias

A verdade é que nunca percebemos o impacto da falta de mobilidade nas nossas atividades diárias até que nos deparemos com dificuldades. Coisas simples, como subir escadas, baixar-se para apanhar algo do chão ou até mesmo sentar-se de forma confortável podem tornar-se verdadeiros desafios quando as nossas articulações sofrem restrições. É aqui que entra o poder da mobilidade, podendo tornar os nossos dias mais fáceis e menos dolorosos, melhorando a nossa qualidade de vida.

Outro ponto importante, é o facto de aumentar a eficiência do movimento em atividades diárias, reduzindo a fadiga e a tensão muscular, aliado aos inúmeros benefícios da prática de exercício (saiba mais aqui). Resumindo, investir em exercícios de mobilidade permite-nos realizar tarefas diárias com mais facilidade e conforto! 

4. Redução da dor e desconforto

Sabe aquela dor de costas que insiste em aparecer? E que quando aparece, culpa a idade? Na verdade, isso tem um nome: falta de mobilidade. Esta manifesta-se muitas vezes na forma de dores e desconfortos crónicos, especialmente nas costas, ancas e ombros. Ao englobar os exercícios de mobilidade no nosso quotidiano, pode aliviar estas dores porque está a fortalecer os músculos em torno das articulações, melhorando a circulação sanguínea e reduzindo a tensão muscular. 

Para além disso, se sofre com desequilíbrios musculares ou compensações, os exercícios de mobilidade podem ajudar a corrigi-los. Depois disto, temos a certeza que vai querer experimentar. E já sabe, não culpe a idade, culpe a falta de mobilidade!

5. Promoção da longevidade e da qualidade de vida

Por último, mas não menos importante, a prática de exercícios de mobilidade pode promover a longevidade e melhorar a qualidade de vida. Sim, foi mesmo o que acabou de ler! Manter as nossas articulações flexíveis e saudáveis à medida que envelhecemos é essencial para nos mantermos ativos por mais tempo. Uma boa mobilidade permite também desfrutar de uma variedade de atividades ao longo da vida, muitas vezes responsáveis por criar memórias e momentos inesquecíveis! Vai continuar a viver uma vida com limitações?

 

Que tipo de exercícios de mobilidade pode praticar?

Cada caso é um caso e é importante pedir ajuda na identificação das suas principais dificuldades para implementar um plano ajustado às suas necessidades! No Physical temos profissionais especializados para lhe dar o acompanhamento que precisa. Deixamos aqui alguns exemplos de exercícios práticos que pode discutir com o seu personal trainer (ou que até já possam fazer parte do seu plano de treino):

  • Alongamentos dinâmicos: movimentos que trabalham uma articulação através da sua amplitude total de movimento de forma gradual e controlada, como balanços de pernas, torção de tronco e rotação de ombros;

  • Exercícios de rotação articular: movimentos que visam melhorar a mobilidade articular, como rodar o tornozelo, pulso e pescoço;

  • Exercícios de estabilidade: movimentos que fortalecem os músculos ao redor de uma articulação, melhorando a sua estabilidade de controlo, como prancha, ponte de quadril e agachamento com peso corporal;

  • Mobilidade da coluna: exercícios que melhoram a mobilidade da coluna vertebral, como torção de tronco, flexões de tronco e laterais;

  • Libertação miofascial: técnicas que libertam a tensão nos músculos e tecidos conjuntivos, como o uso de rolos de espuma ou bolas de mobilidade.

Os exercícios de mobilidade são uma parte essencial de qualquer plano de treino!

Como vimos, não só ajudam a prevenir lesões e a melhorar o desempenho, mas também conseguem tornar as nossas atividades diárias mais fáceis e agradáveis. A mobilidade pode mesmo ser o segredo para uma vida rica em memórias e momentos inesquecíveis! Da próxima vez que pensar na sua rotina de exercícios ou discutir o plano de treino com o seu personal trainer, lembre-se: reserve tempo para a mobilidade - o seu corpo vai agradecer. No Physical temos todas as condições para o ajudar a ter um estilo de vida melhor! Contacte-nos para mais informações e dê o primeiro passo rumo à sua nova vida. 

Voltar Artigo Seguinte Artigo Anterior