Mobilidade funcional: estratégias para melhorar o desempenho e prevenir lesões

A verdade é só uma: a mobilidade funcional é fundamental para qualquer pessoa que pratica exercício físico ou que simplesmente procure uma melhor qualidade de vida. Porquê? Ao desenvolver as capacidades de mobilidade funcional adequada, não otimizamos apenas a eficiência dos movimentos, como também minimizamos o risco de lesões.

Neste artigo, vamos explorar estratégias concretas para melhorar a mobilidade funcional, ajudando a elevar o desempenho, não só no treino, mas também na vida diária. Tome nota destas estratégias:

1. Incorpore alongamentos dinâmicos na rotina

Os alongamentos dinâmicos envolvem movimentos controlados que aquecem os músculos e aumentam a amplitude de movimento. Alguns exemplos incluem elevações de joelho e rotações de tronco. Sabia que, ao incluir alongamentos dinâmicos antes do treino, pode preparar o corpo para o exercício, melhorar a flexibilidade e ainda reduzir o risco de lesões?

2. Utilize exercícios de mobilidade com elásticos

Se pretende mobilizar as suas articulações e melhorar a flexibilidade, as bandas elásticas são ferramentas excelentes para o ajudar! Movimentos como a abdução de ombros podem ser incorporados facilmente na rotina de treino para otimizar a mobilidade. Experimente, e diga-nos se sentiu diferença!

3. Liberte a tensão miofascial com foam rolling

Sabia que o foam rolling pode ser o seu melhor aliado para libertar a tensão miofascial? A verdade é que, ao rolar lentamente sobre os músculos principais (como quadríceps, glúteos e costas), é possível aumentar a circulação sanguínea nesses locais, melhorar a mobilidade e, ainda, reduzir a dor muscular. Se estes problemas lhe são familiares, então esta estratégia é para si! Idealmente, poderá englobar esta prática no aquecimento ou arrefecimento do treino.

4. Integre movimentos multiarticulares

Os movimentos multiarticulares tratam-se de movimentos que envolvem várias articulações ao mesmo tempo, como o agachamento, lunge ou rotações de tronco. Mas sabe qual é a principal vantagem deste tipo de movimentos? Não só melhoram a força e a estabilidade, mas também aumentam a amplitude de movimento nas articulações, tornando o corpo mais eficiente e resiliente. Ao praticar com frequência este tipo de movimento multiarticular, estará pronto para qualquer desafio - até mesmo no quotidiano!

5. Pratique exercícios específicos para o core

Se se debate constantemente com problemas de postura, esta estratégia é excelente para si! A mobilidade do core está diretamente relacionada com uma postura correta e, consequentemente, à prevenção de lesões. Exercícios como prancha, rotação de tronco ou até mesmo o movimento do “gato e da vaca” muitas vezes utilizado no Yoga, promovem uma melhor flexibilidade e estabilidade na região lombar e abdominal. Treinar para um core forte é fundamental para garantir a transferência de força entre membros superiores e inferiores, o que lhe trará uma maior flexibilidade até nos movimentos mais simples.

Uma rotina de mobilidade funcional deve ser prioritária para uma maior qualidade de vida.

Concluímos que uma rotina de mobilidade no aquecimento do treino ajuda a preparar o corpo para o exercício, reduzindo o risco de lesões e promovendo uma recuperação mais eficaz. Para além disso, movimentos de mobilidade articular, alongamentos dinâmicos e até mesmo o foam rolling e o fortalecimento do core podem ser estratégias essenciais para uma melhor qualidade de vida e que fará a diferença - até mesmo em situações do quotidiano.

No Physical, encontrará os melhores profissionais e condições para treinos inesquecíveis e onde a mobilidade funcional fará parte dos seus dias, sem fidelização! Contacte-nos para mais informações e comece já hoje!

Voltar Artigo Seguinte