Ansiedade social: 4 sugestões de atividade física para combatê-la

A ansiedade social é uma realidade cada vez maior na atualidade, sendo comum a diversas pessoas. Manifesta-se através do medo intenso de interações sociais, bem como, através da preocupação excessiva sobre ser julgado pelos outros. Para alguns, situações comuns como conhecer novas pessoas, falar em
público, ou participar em eventos sociais, podem desencadear uma grande dose de ansiedade (saiba mais aqui).

 

No entanto, o exercício físico pode ser a chave que procura para reduzir os níveis de ansiedade neste tipo de situações!

A prática regular de atividade física tem mostrado consistentemente benefícios significativos na redução da ansiedade social, como veremos de seguida.

O exercício tem um impacto profundo no nosso bem-estar mental. Ao realizar atividade física, o corpo liberta endorfinas - os famosos neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar. Além disso, o exercício reduz os níveis de cortisol, a hormona do stress, promovendo um estado mental mais calmo e
relaxado.

As pessoas que exercitam com regularidade sentem-se mais enérgicas ao longo do dia, desfrutam de um sono de melhor qualidade, têm uma memória mais apurada e experienciam uma sensação de relaxamento e positividade em relação a si mesmas e às suas vidas (saiba mais aqui).

Alguns dados apontam ainda que o exercício contribui para níveis mais elevados de qualidade de vida e melhorias ao nível das funções cognitivas, tais como: diminuição do tempo de reação, aumento dos níveis de atenção e diminuição do estado de confusão mental (descubra tudo aqui).

 

Para combater a ansiedade, exercício! Reunimos 4 sugestões infalíveis para o auxiliar neste processo:

1. Yoga e meditação: a prática de yoga e meditação oferece uma abordagem holística para reduzir a ansiedade social. O foco na respiração e na consciência corporal ajuda a acalmar a mente, aumentando a confiança e reduzindo a tensão.

2. Treino de força: levantar pesos ou praticar treinos de resistência fortalece não apenas o corpo, mas também a mente. O sentido de conquista ao atingir metas pessoais pode impulsionar a autoconfiança e reduzir a autocrítica.

3. Aulas de dança ou exercícios em grupo: participar em atividades de grupo proporciona uma maneira divertida de se exercitar. Pode ainda ajudar a criar laços sociais e a aumentar a autoestima ao praticar interações sociais num ambiente mais descontraído. Afinal, quantas mais vezes o fizer, menos ansioso se vai sentir no futuro!

4. Prática de mindfulness durante o exercício cardiovascular: durante exercícios aeróbicos, como corrida ou ciclismo, a prática de mindfulness pode e deve ser incorporada. Concentrar-se na respiração e na sensação de movimento ajuda a acalmar a mente, reduzindo a ansiedade e o stress.

 

Combata a ansiedade social com movimento!

O exercício não é apenas benéfico para o corpo, mas também para a mente.

Como vimos, ao incorporar regularmente a atividade física no dia-a-dia, é possível reduzir significativamente a ansiedade social. A chave está em encontrar uma atividade que seja prazerosa e que se adeque ao seu estilo de vida, permitindo enfrentar os desafios sociais com mais confiança e tranquilidade.

No Physical temos diferentes modalidades, que o podem ajudar a iniciar esta jornada, desde Yoga, Pilates, Zumba e outras diversas. O importante é não ter receio de iniciar! Entre em contacto connosco e marque já a primeira aula experimental gratuita, na modalidade à sua escolha.

Voltar Artigo Seguinte Artigo Anterior